REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
AMARAL, Ana Maria. O Teatro de
Formas Animadas. S. Paulo: Edusp, 1993.
AMARAL, Ana Maria. O Teatro de Animação. S. Caetano do Sul: Ateliê Editorial, 1997.
AMARAL, Ana Maria. . O Ator e seus Duplos - Máscaras, Bonecos e Objetos. S. Paulo: SENAC, 2002.
APOLLONIO, Mario - Storia della Commedia dell'arte . Sanzoni Editore - 1982.
AMARAL, Ana Maria. O Teatro de Animação. S. Caetano do Sul: Ateliê Editorial, 1997.
AMARAL, Ana Maria. . O Ator e seus Duplos - Máscaras, Bonecos e Objetos. S. Paulo: SENAC, 2002.
APOLLONIO, Mario - Storia della Commedia dell'arte . Sanzoni Editore - 1982.
ASLAN, Odette (org.). Le Masque –
Du rite au Théâtre. Paris: CRNS, 1989.
AZEVEDO NETO, Américo. Bumba meu boi no Maranhão. São Luis: Alumar, 1997
BELL, John. (Org.) Puppets, Masks and Performing Objects. New York: John Bell Editor, 2001.
BENDA, W.T. – Masks. New York: Watson Guptill Publications Inc., 1944, 2nd edition.
BORRALHO, Tácito. Os elementos animados no Bumba-meu-boi do Maranhão. In: Revista Móin Móin. Florianopólis: UDESC/SCAR, 2006.
COPEAU, Jacques. Registres I. Appels Textes recueillis et étlabis par Marie-Hélène Dasté et Suzanne Maistre Saint-Denis. Notes de Claude Sicar. Paris: Gallimard, 1974.
COPEAU, Jacques. Paradoxe sur Le comedien presente par Jacques Copeau. In: DIDEROT, Jacques. Paradoxe sur Le Comedien. Paris: Ploin, 1929.
DORLING, Kindersley. Máscaras e Encantos. Trad. Florbela Lopes. S. Paulo: Editora do Moinho, 1996.
DULLIN, Charles.Souvernirset Notes de Travail d´un Acteur. Paris: O. Lieutier, 1946.
ELDDREGE, Sears. Mask Improvisation for Actor Training and Performance - The Compelling Image. Evanston (Illinois): Northwestern University Press, 1996.
FAVA, Antonio. La Maschera Comica Nella Commedia dell´Arte. Colledara (Itália): Andromeda Editrice, 1999.
FO, Dario. Manual Mínimo do Ator. S. Paulo: Senac, 2004.
FREIXE, Guy. Les Utopies du Masque. Paris: Entretemps, 2010.
GAULIER, Philippe. Le Gégèneur/The Tormentor. Paris : Éditons Filmiko, 2007.
GIROUX, Sakae M. Zeami: Cena e Pensamento Nô. S. Paulo: Perspectiva, 1991.
JOHNSTONE, Keith. Impro.Improvisation and Theatre.London; Methuen, 1981.
KLINTOWITZ, Jacob. Máscaras Brasileiras. São Paulo: Projeto Cultural Rhodia, 1986.
KOURILSKY, Françoise. Le Bread and Puppet. Lausanne: L’âge d’Homme, 1971.
KUSANO, Darci. O Teatro Bunraku e Kabuki: Uma Visada Barroca. S. Paulo: Perspectiva, 1993.
LECOQ, Jacques et alli. Le Théâtre du Geste. Paris: Bordas, 1987.
LECOQ, Jacques. Le corps poetique – Un enseignement de la création théâtrale. En colaboration avec Gabriel Carasso et Jean-Claude Lallias. Paris: ActesSud-Papiers, 1997.
LECOQ, Jacques. The Moving Body.Trad.David Bradby. New York: Routledge, 2001
LODY, R. Cazumbá: Máscara e Drama no Boi do Maranhão. Rio de Janeiro: FUNARTE/CNFCP, 1999.
MacALOON, John J. (Org.) Rite,Drama,Festival, Spectacle: Rehearsals toward a theory of cultural performance. Philadelphia: Institute for the Studies of Human Issues, 1984.
MAZILLO, Maria; PACHECO, Gustavo e BITTER, Daniel.Caretas de Cazumba. Rio de Janeiro: Associação Cultural Caboré, 2005.
MUNLY, John W. & MCARTHY, Cara. Masks.Faces of Culture. New York: Harry W. Abrams Inc. Publishers, 1999.
MURPHY, John Patrick. Cavalo marinho pernambucano. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
AZEVEDO NETO, Américo. Bumba meu boi no Maranhão. São Luis: Alumar, 1997
BELL, John. (Org.) Puppets, Masks and Performing Objects. New York: John Bell Editor, 2001.
BENDA, W.T. – Masks. New York: Watson Guptill Publications Inc., 1944, 2nd edition.
BORRALHO, Tácito. Os elementos animados no Bumba-meu-boi do Maranhão. In: Revista Móin Móin. Florianopólis: UDESC/SCAR, 2006.
COPEAU, Jacques. Registres I. Appels Textes recueillis et étlabis par Marie-Hélène Dasté et Suzanne Maistre Saint-Denis. Notes de Claude Sicar. Paris: Gallimard, 1974.
COPEAU, Jacques. Paradoxe sur Le comedien presente par Jacques Copeau. In: DIDEROT, Jacques. Paradoxe sur Le Comedien. Paris: Ploin, 1929.
DORLING, Kindersley. Máscaras e Encantos. Trad. Florbela Lopes. S. Paulo: Editora do Moinho, 1996.
DULLIN, Charles.Souvernirset Notes de Travail d´un Acteur. Paris: O. Lieutier, 1946.
ELDDREGE, Sears. Mask Improvisation for Actor Training and Performance - The Compelling Image. Evanston (Illinois): Northwestern University Press, 1996.
FAVA, Antonio. La Maschera Comica Nella Commedia dell´Arte. Colledara (Itália): Andromeda Editrice, 1999.
FO, Dario. Manual Mínimo do Ator. S. Paulo: Senac, 2004.
FREIXE, Guy. Les Utopies du Masque. Paris: Entretemps, 2010.
GAULIER, Philippe. Le Gégèneur/The Tormentor. Paris : Éditons Filmiko, 2007.
GIROUX, Sakae M. Zeami: Cena e Pensamento Nô. S. Paulo: Perspectiva, 1991.
JOHNSTONE, Keith. Impro.Improvisation and Theatre.London; Methuen, 1981.
KLINTOWITZ, Jacob. Máscaras Brasileiras. São Paulo: Projeto Cultural Rhodia, 1986.
KOURILSKY, Françoise. Le Bread and Puppet. Lausanne: L’âge d’Homme, 1971.
KUSANO, Darci. O Teatro Bunraku e Kabuki: Uma Visada Barroca. S. Paulo: Perspectiva, 1993.
LECOQ, Jacques et alli. Le Théâtre du Geste. Paris: Bordas, 1987.
LECOQ, Jacques. Le corps poetique – Un enseignement de la création théâtrale. En colaboration avec Gabriel Carasso et Jean-Claude Lallias. Paris: ActesSud-Papiers, 1997.
LECOQ, Jacques. The Moving Body.Trad.David Bradby. New York: Routledge, 2001
LODY, R. Cazumbá: Máscara e Drama no Boi do Maranhão. Rio de Janeiro: FUNARTE/CNFCP, 1999.
MacALOON, John J. (Org.) Rite,Drama,Festival, Spectacle: Rehearsals toward a theory of cultural performance. Philadelphia: Institute for the Studies of Human Issues, 1984.
MAZILLO, Maria; PACHECO, Gustavo e BITTER, Daniel.Caretas de Cazumba. Rio de Janeiro: Associação Cultural Caboré, 2005.
MUNLY, John W. & MCARTHY, Cara. Masks.Faces of Culture. New York: Harry W. Abrams Inc. Publishers, 1999.
MURPHY, John Patrick. Cavalo marinho pernambucano. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
NICOLI, Fausto - Vita di
Arlecchino. Milano - Napoli. Riccardo Ricciardi Editore - 1993.
PIZZI, Paola. Rito e Mito della Maschera. Firenze: La Casa de Usher, 1987.
ROLFE, Bari. Commedia dell’Arte: A Scene Study Book. Oakland: Personal, 1977.
SAINT-DENIS, Michel. Training for the theatre. Premises e Promises. New York: Arts Book, 1982.
SARTORI, Donato& LANATA, Bruno.Maschere e Maschere.Firenze: La Casa Usher, 1984.
SARTORI, Donato & Pizzi, Paola. Maschere e Mascheramenti. I Sartori tra Arte e Teatro. Padova: Il Poligrafo Casa Editrice, 1996.
SARTORI, Donato. Le Maschere Nell´Antichità. Abano Terme (Pd): Centro Maschere e Strutture Gestuali/Villa Pacchiani, 2003.
STRUB, Werner. Masques pour un Théâtre Imaginaire. Paris: Favre, 1984.
TAVIANI, Paolo & SCHINO, Mirella. Il Segreto della Commedia dell’Arte. La Memória delle Compagnie Italiana del XVI, XVII e XVIII Secolo. Firenze: La Casa Usher, 1986.
PIZZI, Paola. Rito e Mito della Maschera. Firenze: La Casa de Usher, 1987.
ROLFE, Bari. Commedia dell’Arte: A Scene Study Book. Oakland: Personal, 1977.
SAINT-DENIS, Michel. Training for the theatre. Premises e Promises. New York: Arts Book, 1982.
SARTORI, Donato& LANATA, Bruno.Maschere e Maschere.Firenze: La Casa Usher, 1984.
SARTORI, Donato & Pizzi, Paola. Maschere e Mascheramenti. I Sartori tra Arte e Teatro. Padova: Il Poligrafo Casa Editrice, 1996.
SARTORI, Donato. Le Maschere Nell´Antichità. Abano Terme (Pd): Centro Maschere e Strutture Gestuali/Villa Pacchiani, 2003.
STRUB, Werner. Masques pour un Théâtre Imaginaire. Paris: Favre, 1984.
TAVIANI, Paolo & SCHINO, Mirella. Il Segreto della Commedia dell’Arte. La Memória delle Compagnie Italiana del XVI, XVII e XVIII Secolo. Firenze: La Casa Usher, 1986.
FONTE: Prof. Dr. Felisberto Sabino
BUENO, André Curiati de Paula. Palhaços de Cara Preta. Pai Francisco, Catirina, Mateus e Bastião, parentes de Macunaíma nos Bumba-bois e Folias-de-Reis - MA, PE, MG. Tese. (Doutorado em Literatura Brasileira). FFLCH/USP, 2004.
FELÍCIO, Vera. Máscara: processo de metamorfose, enigma do não originário. São Paulo: Tese-Livre Docência, FFLCH-USP, 1994.
TESES
BARBOSA, Juliana Jardim. O ator
transparente: o treinamento com as máscaras do palhaço e do bufão e a
experiência de um espetáculo: Madrugada. São Paulo: Dissertação-Mestrado,
ECA-USP, 2001.
CONCESSA, Isabel. O uso da máscara no teatro. Recife: Monografia-Especialização, UFPE, 1988.
CONCESSA, Isabel. O uso da máscara no teatro. Recife: Monografia-Especialização, UFPE, 1988.
BUENO, André Curiati de Paula. Palhaços de Cara Preta. Pai Francisco, Catirina, Mateus e Bastião, parentes de Macunaíma nos Bumba-bois e Folias-de-Reis - MA, PE, MG. Tese. (Doutorado em Literatura Brasileira). FFLCH/USP, 2004.
COSTA, F.S. A Outra face: A
máscara e a (trans)formação do ator. (Tese Livre Docência), São Paulo,
ECA/USP, 2006.
FELÍCIO, Vera. Máscara: processo de metamorfose, enigma do não originário. São Paulo: Tese-Livre Docência, FFLCH-USP, 1994.
MACHADO, Vinicius Torres. A
máscara no teatro moderno: do avesso da tradição à contemporaneidade. São
Paulo. Tese-Mestrado, USP, 2009.
MARTINS, E. V. D. O Chá de Alice:
a utilização da máscara do clown no processo de criação do ator. São Paulo.
Tese-Doutorado, USP, 2004.
MELO, Carlos de Goveia e. Prolixidade do funcionamento de máscara ou
do efeito-máscara. Lisboa: Tese-Doutorado, Universidade de Lisboa, 2011.
LINARES, Fernando J. J. A máscara
como segunda natureza do ator: o treinamento do
ator como uma “técnica em
ação”. Belo
Horizonte: Tese-Mestrado, UFMG, 2010.
LOPES, Elizabeth Pereira. A máscara e a formação do ator. Campinas: Tese-Doutorado, Unicamp, 1991.
LOPES, Elizabeth Pereira. A máscara e a formação do ator. Campinas: Tese-Doutorado, Unicamp, 1991.
OLENDZKI, Luciane de Campos. Palhaçar : máscaras em uma patética-poética por rir. Porto Alegre: Tese-Mestrado, UFRS,
2009.
REINISCH, Kátia. O ator sob a máscara. Florianópolis: TCC, 2005.
SILVA, Luciana Cesconetto Fernandes. A utilização da máscara neutra na formação do ator. Florianópolis: Dissertação-Mestrado, UDESC, 2001.
REINISCH, Kátia. O ator sob a máscara. Florianópolis: TCC, 2005.
SILVA, Luciana Cesconetto Fernandes. A utilização da máscara neutra na formação do ator. Florianópolis: Dissertação-Mestrado, UDESC, 2001.
SOARES, Ana Lúcia Martins. O Papel
do jogo da máscara teatral na formação e no treinamento do ator contemporâneo.
Dissertação (Mestrado em Teatro). Centro de Letras e Artes. Programa de
Pós-Graduação, UNIRIO, 1999.
TRIGO, Isa M. F. – Poder da
Máscara - Uma Experiência de Treinamento do Ator. Tese (Mestrado em
Teatro). UFBA, 1999.
TRIGO, Isa M. F. – No Pulso do
Ator: Treinamento e Criação de Máscaras Baianas. Tese (Doutorado em
Teatro). Escola de Teatro da UFBA, 2005.