O Núcleo



O Núcleo de Máscara da ELT nasceu em setembro de 2008, de forma experimental, buscando a formação de um coletivo que tivesse interesse na pesquisa e desenvolvimento tanto prático, das técnicas corpóreas para portar uma mascara, assim como na compreensão das suas diversas formas e expressividades.

Em 2009 ele se firma como um Núcleo da ELT e começa sua pesquisa e seu trabalho a partir da MÁSCARA NEUTRA,  e também num intenso trabalho físico, bastante voltado a poesia corpórea do ator, com base nas técnicas da escola francesa, L'École Internationale de Théâtre Jacques Lecoq (Paris).

Em 2010, deu continuidade em sua pesquisa corpórea e também na máscara neutra, mas também adentrou num novo universo das máscaras, em busca de uma pré-expressividade, a partir do estudo e confecção de MÁSCARAS LARVÁRIAS.

Em 2011, nossa pesquisa continua, num processo acumulativo das técnicas precedentes, e avançando agora no estudo das MÁSCARAS EXPRESSIVAS e em particular as da COMMEDIA DELL'ARTE.

O Núcleo de Máscara da ELT trabalha de modo colaborativo na pesquisa da linguagem da máscara, sob os aspectos teóricos, estéticos, históricos, geográficos e culturais. O trabalho parte da prática, que sempre tem como fio condutor o jogo teatral.

De uma forma bem aberta, investiga as diversas máscaras existentes, suas linhas, seu jogo, suas regras e dramaturgia. Confeccioná-las, experimentá-las, portá-las e, a partir destas experiências, criar outras.



NÚCLEO ARTÍSTICO:

Coordenação e Direção:
Cuca Bolaffi

Atores:
Alessandra Siqueira
Ângela Maria Prestes
Caio Zanuto
Denise Bruno
Elmo Ricardo
Ernani Sequinel Junior
Lion Santiago
Lúcia Kakazu
Marcelo Roya
Marcelo Sales de Araújo
Mario Matiello
Rosana Ribeiro
Sergio Luís Zanchetta
Yvie Tinoco
Winston Kurtz

Sobre o núcleo

Desde setembro de 2008, o Núcleo de Máscara da ELT trabalha de modo colaborativo na pesquisa da linguagem da máscara, sob os aspectos teóricos, estéticos, históricos, geográficos e culturais. O trabalho parte da prática, que sempre tem como fio condutor o jogo teatral.
De uma forma bem aberta, investiga as diversas máscaras existentes, suas linhas, seu jogo, suas regras e dramaturgia. Confeccioná-las, experimentá-las, portá-las e, a partir destas experiências, criar outras.

Coordenação: Cuca Bolaffi - formada pela L'École Internationale de Théâtre Jacques Lecoq (Paris), com especialização na linguagem da máscara, atriz, diretora e mestra da Escola Livre de Teatro.

NÚCLEO DE MÁSCARAS ELT

Escola Livre de Teatro - Praça Rui Barbosa, 12, Santa Terezinha - Santo André/SP

(Próxima a estação de trem Prefeito Saladino)

Telefone: (11) 4996-2164 / 4997-5254 - e-mail:escolalivre@ig.com.br

e-mail blog: mascaraelt@gmail.com